quarta-feira, 22 de julho de 2009

SEO para seu próprio nome

Você já teve a curiosidade de procurar seu nome no Google? Certamente você já deve ter feito pesquisas sobre nomes de outras pessoas, mas muita gente acaba se esquecendo de verificar como estão os resultados de seu próprio nome no Google ou qualquer outro mecanismo de busca.

Com a popularização crescente dos mecanismos de busca, fazer pesquisa de um nome específico já se tornou comum quando alguém busca informação mais detalhada sobre uma determinada pessoa. Podemos citar alguns exemplos:

- Empresas buscando referências pessoais de um profissional
- Departamento de Recursos Humanos procurando mais informações sobre um candidato a vaga de emprego
- Pesquisa sobre artigos ou notícias sobre uma determinada pessoa
- Bisbilhotagem da vida alheia... (quem já não caiu na tentação???)

Como está seu posicionamento nos mecanismos de busca?

Em função da importância do Marketing pessoal nos dia de hoje, é imprescindível que seu nome esteja posicionado de maneira correta nos mecanismos de busca.

O ideal é que sejam apresentados resultados relevantes e de qualidade relativos ao seu nome na primeira página de resultados.


Veja abaixo os primeiros resultados para o meu nome no Google:















Como você pode perceber na acima (clique na imagem para ampliar) , os primeiros resultados são referentes a artigos publicados por mim, o site da NoTopodaMidia, este blog, meu Twitter, minha página no Facebook, meu perfil no Linkedin...

Ou seja, os sites de mídia social desempenham um papel importante no posicionamento de seu nome nos resultados de pesquisa.

Se você possui uma conta no Facebook ou no Twitter, é bem provável que o link de pelo menos um destes apareça na primeira página de resultados do Google.

Sites de artigos, como o artigonal.com e o artigos.com também são excelentes ferramentas de posicionamento de seu nome nos mecanismos de busca, além de uma ótima opção para Link Building.

A simples citação de seu nome em sites de notícias também pode colocá-lo nas primeiras posições nos resultados de busca para o seu nome.

O LinkedIn talvez seja a melhor ferramenta no que diz respeito ao Marketing Pessoal, já que você pode inserir seus dados profissionais e exibir suas qualificações em sua página.

Outra ferramenta interessante é o LookupPage, que garante primeiros resultados no Google (só na versão paga). Mesma a versão gratuita é interessante, pois é mais uma forma de expor seu nome na Internet.

Quantas vezes o seu nome aparece no Google?

Outro fator importante que é observado por quem procura o seu nome é a quantidade de ocorrências. Para evitar que resultados que não sejam relativos ao seu nome apareçam, utilize aspas (") na busca. Quem trabalha com SEO ou utiliza comandos avançados do Google certamente já utiliza este comando, mas como este blog é aberto a todos, achei interessante mencionar isso.

COMO o seu nome aparece no Google?

Este pode ser um grande problema se você não fizer um monitoramento constante de seu nome nos mecanismos de busca. Seguem abaixo dois casos reais (obviamente não posso citar os nomes), que apresentam links que denigrem a sua imagem de alguma maneira nos mecanismos de busca:

1) Difamação profissional: Ao digitar o nome desta pessoa no Google, os primeiros resultados são de comentários em fóruns informando que a empresa de que esta pessoa é diretor está aplicando golpes no mercado. Como alguns fóruns possuem um alto Page Rank, as possibilidades de seu nome estar listado nas primeiras posições do Google em função de algum comentário realizado por terceiros é muito grande.

2) Difamação pessoal: Um marido traído resolveu espalhar em vários fóruns e sites de mídia social fotos e informações comprometedoras sobre sua ex-parceira. Além do resultado de busca pelo nome apresentar uma série de informações difamatórias, a busca por imagens do Google também apresentava imagens da ex-esposa em poses intimas.

A primeira providência a ser tomada é entrar em contato com o administrador do fórum em que o comentário foi postado e solicitar a retirada de seu nome (caso seja comprovado que a informação postada não seja verdadeira). Como o processo de retirada de comentários de um fórum depende de seu administrador, a segunda providência a ser tomada é a utilização dos sites de mídias sociais e de publicação de artigos para empurrar as referências negativas ao seu nome para baixo nos resultados de busca. Até que os comentários sejam de fato retirados dos fóruns e os indexadores dos mecanismos de busca o apaguem dos resultados, a tática de adquirir links "bons" e de qualidade é a mais eficaz.

E se eu tiver um homônimo?

Se o seu nome for relativamente comum como "José Silva" ou "João Santos" a recomendação é que você utilize alguma característica que o faça ser diferente dos outros. Uma opção é a utilização ou inclusão de qualquer outro sobrenome que fuja dos padrões comuns. Outra possibilidade é você incluir algum título que possua (Dr. , PhD...) junto ao seu nome.

Nestes casos você deve ter a atenção de seguir o mesmo padrão na identificação de seu nome nos resultados nos mecanismos de busca.

Agora é a sua vez! Faça uma pesquisa por seu nome no Google e prepare sua estratégia de SEO para posicioná-lo da melhor maneira possível. Se quiser, pode postar os resultados aqui no blog da NoTopodaMidia.

3 comentários:

O Blog do Jorge Aldrovandi disse...

Muito bom o post, Cláudio..
bom, abs, vou cuidar do meu nome.......!!!!!!!
Jorge

Claudio Chalom disse...

Obrigado, Jorge!
É preciso tomar muito cuidado com este assunto pois uma pessoa pode perder sua credibilidade em função de resultados negativos no Google. Os exemplos citados no artigo são verdadeiros e causaram muita dor de cabeça aos envolvidos.
abs

Roberto Lima disse...

Pois então Jorge, ocorre que o meu nome cai na ala do muito comum. E para ajudar um pouco, ainda há um domínio de uma imobiliária registrado e um presidente de empresa (Vivo, depois BRTelecom, depois PTTelecom). Dapi fica difícil. Há algum tempo eu apareceia em primeiro pois era usuário do Neurona (extinto), mas as outras redes não me colocam mais em destaque. Mas é isso, tenho de tratar de me colocar de alguma forma em destaque. Bons ventos!