A Microsoft lançou no início de Junho/09 sua nova ferramenta de busca - Bing. Assim como qualquer outro lançamento da Microsoft, investiu-se bastante em sua promoção e o objetivo da empresa é certamente tentar aumentar sua participação no competitivo mas lucrativo mercado de buscas, que hoje é dominado amplamente pelo Google.
O antigo sistema de buscas da Microsoft, Live Search, deixava muito a desejar nos resultados obtidos e com o objetivo de tentar uma mudança radical, a Microsoft preferiu lançar um produto totalmente novo ao invés de trabalhar apenas no algoritmo do Live Search.
Já na tela de entrada , o Bing já se diferencia da Interface minimalista do Google. Ao invés da tela branca com o logo da empresa, o Bing apostou em belas imagens como pano de fundo, que são alteradas diariamente. Visualmente ficou bem mais interessante, sem dúvida.
A grande aposta da Microsoft com o Bing é sobre a busca de imagens, que realmente é bem melhor que a do Google. É possível filtrar resultados de imagens por tamanho, cores, layout e até mesmo indicando se a foto deve conter a face ou outras partes do corpo de uma pessoa.
No entanto, para a busca de texto simples, o Bing ainda utiliza o mesmo algoritmo do finado Live Search. Realizei diversas pesquisas para diferentes termos e os resultados foram bem inferiores ao Google em termos de relevância.
Certamente o Bing irá se desenvolver nos próximos meses e tenho certeza que a Microsoft vai jogar todas as suas fichas no novo sistema de buscas, já que não conseguiu comprar a Yahoo! no ano passado.
Vamos acompanhar esta briga de perto. Que vença o melhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário