quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Always be Testing - Nunca pare de testar!

















Os temas mais comentados atualmente no Brasil na área de Internet Marketing são relacionados a Mídias Sociais, SEO e Links Patrocinados.

Não encontramos por aqui literatura relevante sobre um dos temas mais importantes de uma estratégia de marketing digital: A Otimização de Sites com foco na conversão.

De que adianta uma campanha de SEO, Links Patrocinados ou uma presença constante em Mídia Social se o visitante, ao chegar ao seu site, não alcance o objetivo que você definiu ? Os objetivos podem ser desde a venda de um produto ou serviço até o preenchimento de um formulário de contato (Fale Conosco).

As empresas brasileiras estão cada vez dando mais importância a mídia digital como uma forma de marketing direto e “barato”, mas se esquecem que assim como qualquer ação de Marketing (online ou offline), é necessário definir sua estratégia e não apenas jogar com a sorte através de ações isoladas.

Alguns “especialistas em usabilidade” podem lhe oferecer “receitas de bolo” prontas para que seu site use as mesmas técnicas utilizadas por outras empresas e que foram bem sucedidas: “a cor do título deve ser azul”, “o botão de chamada para a ação deve ser vermelho”, dentre outras “dicas” que ouvimos por aí.

Se você realmente deseja melhorar o índice de conversão de seu site, deve começar a realizar testes em seu site.

Acabei de ler “Always be Testing”, o último livro de um dos mais conceituados profissionais em “Landing Page Optimization” dos EUA, Bryan Eisenberg (autor de outros dois livros de grande sucesso nos EUA: Waiting for your cat to bark e Call to Action).

Em seu novo livro, Bryan Eisenberg demonstra de uma maneira muito bem detalhada como utilizar o Google Website Optimizer (Otimizador de Websites do Google), ferramenta gratuita que permite que você realize testes para lhe ajudar a encontrar a versão que mais agrada aos visitantes de seu site.

Já utilizo o Google Website Optimizer desde o início de 2008, mas o livro de Bryan Eisenberg fornece algumas dicas interessantes para ajudar a tirar maior proveito dos testes.

Os testes podem conter apenas duas variáveis (como títulos diferentes) ou até 1000 combinações (como títulos, texto, fotos, botão de chamada, dentre outros).

O Google Website Optimizer realiza estes testes sem afetar seu posicionamento na busca orgânica e é praticamente imperceptível aos olhos do visitante. Se uma pessoa entrar hoje em uma determinada página de seu site, mesmo que você esteja realizando os testes, o visitante irá visualizar apenas a versão que ele primeiro acessou (graças ao cookie em sua máquina que “grava” a versão da página visitada anteriormente).

Exemplos demonstrados nos livros demonstraram crescimento em vendas (ou geração de leads) de mais de 2.000% em função de pequenas alterações na versão “vencedora” da página em teste.

Uma das empresas que mais utilizam teste em seu site é a Amazon.com. Sem você perceber, eles alteram pequenos detalhes em seu site de uma maneira que eles estão sempre em busca de uma melhora de seus resultados. Ou seja, não adianta você escolher a versão “vencedora” de seu teste. Você deve buscar sempre aprimorar o as suas páginas através de testes constantes. O que deu certo no mês passado, pode não dar certo hoje. Por isso é importante utilizar os testes como uma forma de monitorar e otimizar seu site para que ele traga os resultados que você precisa.

Usar a intuição nestes casos também pode ser um tiro no pé. Obviamente você conhece melhor o seu negócio do que qualquer outra pessoa. No entanto, você precisa saber como o cliente “enxerga” seu site. Ele é atrativo o suficiente para que um visitante se sinta seguro em realizar alguma transação (seja ela uma compra ou apenas um preenchimento de cadastro) sem deixá-lo inseguro ou aborrecido?

Isso só é possível realizando testes em seu site com os próprios visitantes. Eles lhe darão a palavra final do que funciona melhor ou pior em seu site.

Se você possui conhecimentos suficientes para utilizar o Google Webmaster Optimizer por conta própria não terá custo algum para realizar os testes.

Para empresas com maior volume de tráfego, é recomendável a contratação de profissionais qualificados para auxiliar na configuração do Google Website Optimizer e para identificar o que deve ser testado em seu site.

Eu e outros profissionais do Clube 14-Bis podemos desenvolver testes em seu website com o objetivo de melhorar suas vendas (ou conversão em geral).

Em 2010 irei lançar um curso online demonstrativo do Google Website Optimizer. Assim que estiver pronto, irei postar uma mensagem aqui no Blog da NoTopodaMidia.

Nenhum comentário: